
A Educação Proibida é um documentário produzido no ano de 2012. Através de 45 experiências educativas fora dos padrões tradicionais, analisados em 90 entrevistas com pessoas de oito países diferentes.
A preocupação com o “ensinar” perpassa sociedades e gerações ao longo da história da humanidade. Inúmeras pesquisas buscam aproximar-se do que seria “ideal”.
Filósofos gregos, acreditam, ser preciso buscar explicações da realidade do mundo, nele mesmo, e não na religião ou mitologia, questionavam o pensamento mítico, introduziam a razão como força motriz. Entendiam que cada individuo age de acordo com seu perfil, que é único é determinado pela própria natureza.
O documentário questiona as lógicas da escolarização moderna. Além de mostrar alternativas para como crianças e adolescentes estão sendo educados.
A série nos faz refletir sobre sobre as falhas do modelo de educação, que produz cidadãos doutrinados pelo sistema que proíbe qualquer ato que não esteja conforme a norma estabelecida por ele.
Se regressarmos ao passado, podemos visualizar o modelo de ensino das escolas que eram competitivas e padronizadas, voltando ao presente, você nota alguma diferença?
Este filme A Educação Proibida, nos mostra o olhar do aluno em sala de aula.
No livro o Mito da Caverna, escrito pelo filósofo Platão, fala-se sobre o medo que temos do desconhecido. Será que é por isso que muitos professores não aceitam o protagonismo dos alunos?
Acredito que a palavra chave do filme é “desconstruir”, precisamos desconstruir toda ideia de educação que já tivemos e ir em busca do saber, para conseguirmos ser pessoas/profissionais melhores.
Tem uma música do Pink Floyd – Another Brick In The Wall, que capita a essência deste documentário, link da música: https://www.youtube.com/watch?v=qs35t2xFqdU.
A Educação Proibida é um excelente documentário, que nos faz refletir sobre o poder que o conhecimento carrega, quando assimilado pelas pessoas e revela o conhecimento como meio de opressão ou libertação.
Para assistir é só clicar no play abaixo: