O desenvolvimento de uma criança de 1 ano de idade é um período crucial e cheio de descobertas. Do ponto de vista pedagógico, é importante entender o que é esperado nessa faixa etária e como os cuidadores e educadores podem apoiar o desenvolvimento da criança.

Aqui estão alguns dos principais avanços e expectativas para uma criança de 1 ano:

Desenvolvimento Motor:

  • A criança está começando a andar, muitas vezes com apoio ou segurando as mãos de um adulto.
  • Ela pode começar a subir em móveis ou escadas com supervisão.
  • Desenvolvimento da coordenação motora fina, como pegar pequenos objetos usando a confiança e o indicador.

Linguagem:

  • A criança está desenvolvendo sua linguagem, começando a falar suas primeiras palavras simples.
  • Ela pode entender comandos simples, como “dê-me o brinquedo” e responder a gestos ou expressões faciais.
  • A linguagem receptiva (compreensão) pode ser mais avançada do que a linguagem expressiva (fala).

Socialização e Emoções:

  • Ela está desenvolvendo uma maior consciência de si mesma e dos outros.
  • Pode começar a mostrar preferências por certas pessoas e demonstrar afeto.
  • Uma criança pode imitar o comportamento dos adultos e responder aos estímulos sociais.

Desenvolvimento Cognitivo:

  • Ela está explorando o ambiente de maneira mais ativa.
  • Começa a resolver problemas simples, como encaixar peças em uma quebra-cabeça.
  • Desenvolvimento da memória de curto prazo, lembrando-se de onde um objeto foi colocado.

Independência:

  • A criança está desenvolvendo um senso de independência e pode começar a querer fazer coisas por si mesma.
  • Isso inclui tentar se alimentar com as mãos e beber em um copo com ajuda.

Rotinas e Hábitos:

  • A criança se beneficia de rotinas consistentes, pois isso ajuda a se sentir segura e previsível em seu ambiente.
  • Estabelecer hábitos de sono, alimentação e higiene é importante nessa idade.

Do ponto de vista pedagógico, é importante fornecer um ambiente seguro!